5 motivos que podem fazer uma empresa sujar seu nome

É comum as pessoas se perguntarem: “o que pode sujar o meu nome?” A resposta está mais ao nosso alcance do que imaginamos. O Serasa Consumidor se torna um instrumento essencial para responder essa dúvida e ainda para nos orientar a preservar a reputação do nosso nome na praça. Ter uma vida financeira saudável é uma necessidade que vai além do mercado de crédito, impactando nossa capacidade de alcançar nossos objetivos financeiros e pessoais.

Uma clara compreensão dos fatores que podem gerar restrições em nosso nome é fundamental para estabelecer um controle financeiro eficaz. Há algumas situações e comportamentos de consumo que podem provocar um “vexame” financeiro, prejudicando a reputação do nosso nome no mercado de crédito.

Quais são os 5 principais fatores que sujam o nome?

Em primeiro lugar, encontramos a inadimplência como um grande vilão. Isso acontece quando deixamos de pagar em dia uma conta, como água, energia e telefone, ou uma parcela de uma prestação do carro ou da geladeira. A inadimplência é, portanto, a falha no pagamento de um compromisso financeiro assumido. Este pódio dos fatores é notificado ao Serasa ou outro birô de crédito e gera restrição ao nome do inadimplente.

Falência de uma empresa é outro fator que pode impactar negativamente e gerar restrições no nome, e por consequência, no Serasa Score de um consumidor. Isso ocorre geralmente quando a pessoa é sócia ou dona de uma empresa e esta cai em estado de insolvência, sem conseguir honrar suas dívidas em dia.

Dentro desta lista de fatores que podem sujar o nome, temos também, a emissão de um cheque sem fundo, indicando uma grave falta de controle financeiro. Da mesma forma, se não conseguirmos pagar por algo que compramos em uma loja local, por exemplo, e nosso nome foi protestado no cartório, isso também gera negativação do CPF.

O quinto fator é quando uma pessoa aciona judicialmente outra por conta de uma dívida não paga. Ou seja, quando você tem um divida com alguma pessoa e ela recorre à justiça para garantir que você pagará o que deve.

Como verificar minha situação financeira?

Ficar atento e saber se seu nome está em alguma das situações acima é essencial. A monitorização do CPF é uma das ações mais eficazes para isso. Com a ajuda do Serasa Antifraude, é possível receber notificações de qualquer mudança ou consulta ao seu nome, permitindo um controle completo das suas informações.

Se você tem o objetivo de resolver alguma negativação, pode acessar o Serasa Limpa Nome e verificar se tem algum desconto para quitar a sua dívida. Não se preocupe, se não aparecer no site, é só você entrar em contato direto com a empresa e negociar.

Com este conhecimento, você já sabe o que pode sujar o nome e como se manter no controle para corrigir essa situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.