É possível destravar R$ 2.118 por mês no INSS, mas poucos sabem deste auxílio

O Auxílio-Inclusão, ligado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC LOAS) – que é concedido pelo INSS -, foi estabelecido para oferecer suporte financeiro a indivíduos com deficiência que buscam inserção no mercado de trabalho. Com um montante que pode atingir até R$ 2.118 por mês, esse auxílio visa facilitar a inclusão e promover a independência financeira.

Introduzido em 2021, o Auxílio-Inclusão aborda uma questão recorrente entre os beneficiários do BPC: a interrupção abrupta do benefício ao conseguir um emprego formal. Com essa iniciativa, pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho recebem um valor adaptado, assegurando a manutenção do suporte financeiro.

Elegibilidade do auxílio

O requisito fundamental para ser elegível ao Auxílio-Inclusão é ser beneficiário do BPC, o que impede a suspensão imediata do benefício ao obter um emprego. Com a introdução do Auxílio-Inclusão, pessoas com deficiência que voltam ao mercado de trabalho mantêm o acesso ao BPC.

Para participar do programa, é necessário cumprir os seguintes critérios: ter uma deficiência de grau moderado ou grave, ser beneficiário do BPC e começar um emprego com remuneração de até dois salários mínimos, ter sido desligado do BPC nos últimos cinco anos devido ao emprego, possuir uma renda mensal per capita não superior a um quarto do salário mínimo, garantir que o CPF esteja regularizado e manter o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado.

Existem certas condições de saúde que qualificam uma pessoa para receber o BPC. Para cada uma dessas condições, é crucial demonstrar a deficiência por meio de avaliação médica especializada. Além disso, algumas doenças crônicas podem igualmente conferir o direito ao BPC, no entanto, é imprescindível passar por uma perícia médica para confirmar a elegibilidade.

Veja também: Regras atualizadas do BPC: é permitido mais de um integrante familiar receber?

Saque pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede automaticamente o Auxílio-Inclusão aos beneficiários do BPC que preenchem os requisitos estabelecidos. Caso a identificação automática não ocorra, o beneficiário tem a opção de solicitar o auxílio por meio da plataforma Meu INSS. Para realizar a solicitação do Auxílio-Inclusão, siga estas etapas:

  1. Acesse o portal Meu INSS (via site ou aplicativo);
  2. Selecione a opção “novo pedido”;
  3. Insira “auxílio-inclusão” no campo de busca;
  4. Selecione o benefício desejado e prossiga conforme as orientações exibidas na tela.

Uma alternativa é solicitar o benefício por telefone, entrando em contato com o número 135. Esse canal oferece a possibilidade de fazer solicitações, consultas e agendamentos, com chamadas gratuitas em todo o território brasileiro. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para requerer o Auxílio-Inclusão por telefone, é necessário seguir os seguintes passos: ligar para 135, inserir o número do CPF quando solicitado, selecionar a opção 3 para “outros serviços”, escolher a opção 5 para “orientações e informações”, e digitar 3 para “informações sobre o benefício assistencial”.

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