Ainda dá tempo de se preparar: 5 comidas que ajudam a atrair sorte no Ano Novo

Dando as boas-vindas ao novo ano, muitos buscam integrar em suas celebrações rituais que simbolizam renovação, prosperidade e sorte. A comilança de Ano Novo, evento muito aguardado, dispõe de pratos que não apenas satisfazem o paladar, mas também carregam forte simbolismo em suas composições. Tal ideia se baseia na crendice popular, na qual certos ingredientes podem atrair boas vibrações e afastar o azar. 

Nesta celebração, as comidas não servem apenas para nutrir o corpo, mas também para, simbolicamente, garantir um ano repleto de amor, riqueza e prosperidade.

Quais comidas dão sorte no Réveillon?

Abaixo, temos alguns alimentos que segundo tradições atraem boa sorte:

Maçã

A maçã é uma fruta acessível e saborosa, presença constante em nossa alimentação diária. Conforme a crença popular, comer uma maçã vermelhinha durante os primeiros minutos do ano atrai sucesso. Assim, ao fechar o ano velho e iniciar o novo, não se esqueça de dar uma bela mordida na maçã. Que tal decorar a mesa da festa com maçãs ou distribuí-las numa cesta para que todos tenham a chance de morder uma?

Lentilha

Tradicionalmente encontrada em preparações para o Réveillon, as lentilhas são grãos benéficos para a saúde, principalmente do coração. Sua popularidade se dá pela crença de que ao dobrarem de tamanho após cozidas, representam prosperidade. Portanto, solte a imaginação e aproveite para criar pratos deliciosos com lentilhas na virada do ano.

Uvas

Presentes em diversas culturas, as uvas são conhecidas por simbolizarem abundância e prosperidade. O mais comum é comer doze uvas à meia-noite, um ritual conhecido em várias partes do mundo. Além disso, as uvas são utilizadas na produção de vinhos e espumantes, amplamente consumidos na noite de Ano Novo. O ritual sugere que as sementes das uvas consumidas sejam guardadas em um guardanapo ou papel branco e acondicionadas na carteira para atrair prosperidade.

Carne de porco

A carne suína (os cortes mais tradicionais são lombo e costela), não pode faltar na ceia de Ano Novo, pois o animal carrega a simbologia de sempre estar andando com o seu focinho para frente, o que ´pode representar fartura e abundância.

Peixe

O peixe representa um futuro próspero, por se tratar de um animal que se move apenas para frente. Para os cristãos, o peixe é um dos alimentos multiplicados por Jesus Cristo, assim podendo vir simbolizar a multiplicação das chances de sorte na hora da virada.

Portanto, conforme brindamos ao Ano Novo, talvez não se trate apenas de mera superstição. Enquanto adentramos um novo ciclo, celebramos com pratos repletos de simbolismos, inculcando assim esperanças e desejos. Então, prepare um banquete de Ano Novo que seja não apenas delicioso, mas também próspero. Boas festas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.