Bônus de final de ano: empresa da China faz funcionários correrem para garantir valor maior

Correr atrás da prosperidade ganhou uma nova conotação na Dongpo Paper Company, uma firma chinesa localizada em Dongguan, província de Guangdong. No lugar dos tradicionais bônus de final de ano, os colaboradores têm a chance de alcançar uma recompensa literalmente baseada na distância que percorrem durante um mês.

Essa inusitada política de incentivo à saúde e bem-estar veio como proposta do proprietário da empresa, Lin Zhiyong, conforme noticiado pelo jornal Guangzhou Daily no dia 7 de dezembro. Os detalhes desta transação estão diretamente relacionados com a quilometragem alcançada pelos funcionários ao longo do mês.

Como funciona o sistema de recompensas da Dongpo Paper Company?

Os trabalhadores utilizam apps, como o popular chinês Gudong, para monitorar a distância que percorrem mensalmente. O reconhecimento virá na forma de bônus sobre os vencimentos dos funcionários, de acordo com a seguinte tabela:

  • 30 km = 30% de bônus;
  • 40 km = 60% de bônus;
  • 50 km = 100% de bônus;
  • 100 km = 130% de bônus;
  • 50 km a cada seis meses = 1 par de tênis de corrida.

Deve-se destacar que não é apenas correndo que se consegue acumular a quilometragem. Práticas como escalada e caminhada também são válidas, porém, a plataforma contabiliza a distância das mesmas como um sexto e um terço, respectivamente, se comparado ao valor obtido pela corrida.

Qual o objetivo dessa política de incentivo?

Lin Zhiyong, o primeiro homem de Dongguan a ascender ao pico norte e sul do Monte Everest, diz que “a empresa só perdura enquanto seus colaboradores estiverem saudáveis”. Em suas palavras, a ideia de recompensa atrelada a um estilo de vida saudável tem sido bem recebida pelos funcionários, pois além de se exercitarem, ainda ganham por isto, evidenciando que é possível unir o útil ao agradável.

Um exemplo de sucesso dessa iniciativa é Zhou Jian, gerente de negócios da Dongpo Paper. Graças ao incentivo para a prática de exercícios físicos, especialmente a corrida, ele conseguiu controlar seus elevados níveis de açúcar no sangue. Hoje, Zhou mantém a saúde em dia correndo, em média, 90 km por mês.

Esta política adotada pela Dongpo Paper chamou a atenção pelo fato de aliar o incentivo à prática regular de atividades físicas ao aumento da satisfação e produtividade no trabalho, mostrando que pequenas mudanças podem gerar grandes resultados. E você, o que acha dessa nova política? Correria por um bônus?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.