Tarifa social na conta de água e luz: como fazer baixa renda pela internet?

Imagine-se em uma situação em que você está passando por dificuldades financeiras e ainda precisa lidar com as altas contas de água e luz. Um cenário incômodo, certo? Mas, saiba que é possível obter descontos nessas contas se você estiver desempregado ou se sua renda for considerada baixa. Isto é possível graças às tarifas sociais disponibilizadas pela Sabesp e pela Enel.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na capital e Grande São Paulo, disponibilizam modalidades de benefícios para facilitar a vida de quem está em situação financeira fragilizada. No caso da Sabesp, são disponibilizadas duas modalidades: a Tarifa Residencial Social e a Tarifa Residencial Favela. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

Como funciona a Tarifa Residencial Social?

A Tarifa Social Residencial é um benefício oferecido pela Sabesp destinado a residências unifamiliares, ou seja, onde vive uma única família. Ela também é disponibilizada para pessoas desempregadas, habitações coletivas ou em situação de remoção de áreas de risco.

Para ter acesso a este benefício, primeiro é necessário cumprir alguns critérios, como ter renda familiar de até três salários mínimos, ser morador de habitação com área útil construída de até 60m², apresentar consumo de até 170 kwh/mês e não possuir débitos para o imóvel em questão. Além disso, a residência cadastrada não pode consumir mais que 15m³ de água por mês.

Se você está desempregado, pode comprovar essa condição apresentando documentos pessoais, carteira de trabalho ou documento que comprove a situação, e uma cópia do último comprovante de renda que deve ser de até três salários mínimos. Fique atento também que é necessário que a demissão não tenha sido por justa causa e que não existam débitos ou débitos negociados junto à Sabesp. Se você é trabalhador informal, precisará preencher uma declaração. 

Esse benefício tem a duração de até 12 meses e não pode ser renovado. Para solicitar, basta acessar a agência virtual Sabesp Fácil, baixar o aplicativo Sabesp Mobile ou se dirigir a uma agência da Sabesp.

E a Tarifa Residencial Favela, como funciona?

A Tarifa Residencial Favela é outra modalidade oferecida pela Sabesp, que visa beneficiar as pessoas que moram em áreas de alto risco social. Ainda que possua um nome que remete à comunidade, saiba que o critério para obtenção deste benefício não é geográfico, e sim social. Para quem mora em residências com área de até 60m², apresenta renda familiar de até três salários mínimos, e consome até 170 kwh/mês e 15m³/mês, essa tarifa é bastante interessante. Existe também a necessidade de comprovar o enquadramento na tarifa social a cada 24 meses. Pretende solicitar? Você pode fazer isso através da agência virtual Sabesp Fácil, do app Sabesp Mobile ou presencialmente em uma agência da Sabesp.

Considerando a conta de energia elétrica, a Enel oferece um desconto que pode chegar a até 65%, dependendo do consumo da residência. O benefício é cumulativo e varia conforme o consumo da instalação, sendo limitado a 220 kWh mensais. Quanto menor for o consumo, maior será o desconto. Além disso, os consumidores que são beneficiados não precisam se preocupar com a cobrança dos encargos setoriais CDE e do Proinfa. Mas atenção: esse benefício é destinado somente para famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo.

Diante dessa situação, os brasileiros que encontram-se desempregados ou com baixa renda, agora têm a opção de solicitar um desconto nas contas de água e luz. Isso é uma grande ajuda, principalmente em momentos de crise econômica. Enquanto empresas de serviços essenciais como a Sabesp e a Enel continuam oferecendo estas tarifas sociais, muitas famílias poderão respirar um pouco mais aliviadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.