Comércio em alta e turismo em baixa: como os feriados vão influenciar a economia em 2024?

O comércio brasileiro deverá ter um prejuízo de R$ 27,92 bilhões em 2024, devido aos feriados nacionais. O cálculo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica uma queda de 4% em comparação com 2023, quando as perdas atingiram R$ 28,99 bilhões.

Para se ter uma ideia, cada feriado em dias comerciais de 2023 gerou um prejuízo de R$ 3,22 bilhões para o setor varejista. Além disso, determinados ramos da economia, como o turismo, podem ser impactados pela diminuição de feriados prolongados, os quais costumam impulsionar as viagens nacionais.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, salienta que os feriados não são os vilões da economia, mas alerta que o equilíbrio da balança produtiva é fundamental. Ele pontua, “Nossos segmentos ligados ao turismo se beneficiam desse calendário, o que é muito positivo. Mas segmentos econômicos como o varejo registram perdas com lojas fechadas e menor movimentação de público”.

Novo feriado em 2024

A partir de 2024, o calendário nacional contará com um novo feriado, o Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro e já observado em algumas regiões do país. Esse acréscimo eleva para 10 o total de datas comemorativas nacionais, algo que pode beneficiar alguns setores econômicos, mas que potencialmente dificulta o funcionamento do comércio.

Nova portaria impacta comércio em dias de feriados

Outra mudança que deverá impactar o setor é uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em novembro, que obriga atividades comerciais a recorrerem a negociações coletivas para funcionar aos domingos e feriados. Segundo a CNC, essa medida pode dificultar a abertura de estabelecimentos em dias classificados como não úteis. 

A Entidade participa de uma mesa de negociação nacional para adaptar a nova diretriz às particularidades das atividades econômicas relacionadas ao comércio de bens, serviços e turismo.

Portanto, torna-se cada vez mais crucial para o setor comercial adaptar-se às mudanças no calendário e conseguir equilibrar os impactos negativos e positivos causados pelos feriados nacionais.

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