Vendas no varejo sobem 1,1% em dezembro mas ainda decepcionam comércio

De acordo com dados recentes divulgados pela Cielo, empresa de meios de pagamento, as vendas no varejo nacional apresentaram um aumento real de 1,1% em dezembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são resultado do levantamento feito pelo indicador ICVA da própria companhia.

Em um panorama do ano passado, a Cielo aponta que o faturamento total do setor varejista em 2023 sofreu uma queda real de 0,6%. No entanto, ao considerar a inflação, o crescimento das vendas do varejo nacional foi de 4,3% em dezembro e 3,5% no ano inteiro.

Desempenho no quarto trimestre

O último trimestre de 2023 também foi analisado pela Cielo. Segundo a empresa, comparado ao mesmo período de 2022, as vendas do varejo diminuíram 0,7%, já descontada a inflação. Mas, em termos nominais, isto é, sem desconsiderar a inflação, houve crescimento de 2,6%.

A companhia explica que o ICVA realiza um acompanhamento mensal das vendas de 18 segmentos do varejo, abrangendo desde pequenos lojistas a grandes redes de varejo. No período de sete dias até o Natal, as vendas das lojas online registraram alta de 2,4% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o varejo físico teve expansão de 1%.

Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, destaca que o desempenho das vendas em dezembro poderia ter sido ainda melhor se o dia 24, véspera de Natal, tradicionalmente de forte impacto nas vendas, não tivesse caído em um domingo. Para ele, esse fator afetou especialmente as lojas de rua, que muitas vezes têm funcionamento parcial ou até mesmo não abrem aos domingos.

Com informações da Forbes

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