Inscrição para Concurso Público Unificado começam dia 19 de janeiro

O Concurso Público Nacional Unificado, uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, abre inscrições para os candidatos que pretendem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Com vagas em 21 órgãos federais, o concurso oferece um total de 6,6 mil vagas, com taxas de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

A solicitação de isenção pode ser feita no momento da inscrição, que vai do dia 19 a 26 de janeiro, diretamente na página do concurso. Podem solicitar a isenção: inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e pessoas que cursaram ou cursam faculdade financiadas pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Cada categoria de candidatos deve seguir procedimentos específicos para comprovação do direito à isenção. Os inscritos no CadÚnico, por exemplo, devem informar o Número de Identificação Social (NIS), declarando-se membros de família de baixa renda. Já os doadores de medula óssea precisam enviar imagens legíveis da carteira ou declaração de doador, enquanto os bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni e os financiados pelo Fies precisam apenas indicar a opção de solicitação correspondente à sua modalidade.

Impacto de informações falsas

O candidato flagrado fornecendo informações falsas para obter a isenção estará sujeito a penalidades, incluindo o cancelamento da inscrição e exclusão do concurso, caso a falsidade seja constatada antes da homologação do resultado; a exclusão da lista de aprovados, se a falsidade for descoberta após a homologação, e a anulação do ato de nomeação, se a falsidade for constatada após a nomeação.

Análise dos pedidos e Recursos

Depois que os pedidos de isenção são revisados, os resultados serão divulgados no dia 29 de janeiro. Aqueles cujo pedido for indeferido, ou seja, negado, terão até o dia 30 de janeiro para apresentar recurso, também por meio da página do concurso. O resultado final será divulgado no dia 6 de fevereiro, na Área do Candidato.

Inscrições e pagamento

O pagamento da taxa, para quem não conseguiu a isenção, deve ser realizado até a data indicada no Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), que pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou Correios. Também é possível fazer o pagamento via PIX, por meio do código QR apresentado na GRU Cobrança. Vale lembrar que o pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.