Muitas pessoas carregam o celular de forma errada: primeiro na tomada ou no aparelho?

Certamente, todos nós carregamos nossos telefones todos os dias, mas você já parou para pensar qual é a sequência correta de ações para garantir a maior vida útil possível para o seu dispositivo? Devo ligar primeiro o carregador à tomada ou o cabo de dados ao telefone? E qual desconecto antes depois que o carregamento acaba?

A resposta para essas perguntas tem muito a ver com um fenômeno técnico conhecido como “sobretensão”.

Entendendo a sobretensão

A sobretensão ocorre quando existe uma carga instantânea maior do que a tensão normal de funcionamento de um dispositivo. É uma espécie de impulso transitório e violento que pode ser gerado dentro de um milionésimo de segundo. Isso pode acontecer, por exemplo, quando você começa a carregar o celular e ouve um pequeno zumbido, que representa a sobretensão. E um erro comum é subestimar este fenômeno.

A sobretensão pode causar uma série de problemas no celular. Dentre estes estão a perda de dados, degradação do desempenho, redução no tempo de vida útil da bateria, travamentos e reinicializações do sistema, tremulação da tela, ruídos e até danos nos circuitos internos do aparelho.

A sequência correta de carregamento

Para evitar os problemas citados, é importante tomar alguns cuidados na hora de carregar o celular. O primeiro deles tem a ver com a sequência correta de ações. Antes de iniciar o carregamento, o correto é primeiro ligar o cabo do carregador à tomada e, em seguida, conectar o cabo de dados ao telefone.

Se você conectar primeiro o cabo de dados ao celular e em seguida ligar o carregador na tomada, poderá gerar uma forte sobretensão no momento da ligação à fonte de alimentação, o que pode danificar o telefone. Por outro lado, ao ligar primeiro o carregador na tomada, a sobretensão ainda pode ocorrer, mas o contato direto entre ela e o telefone é minimizado, protegendo o dispositivo.

Após o fim do carregamento, a dica é também desconectar o celular antes do carregador. O motivo é que, ao desligar o carregador, pode-se gerar uma corrente reversa instantânea, que pode causar envelhecimento precoce da bateria e reduzir sua vida útil.

Portanto, ao seguir estas orientações simples, você pode prolongar a vida útil do seu celular e evitar diversos problemas que possam prejudicar o seu desempenho. Lembre-se sempre: primeiro o carregador na tomada, depois o cabo de dados. E na hora de desconectar, primeiro remova o cabo do telefone e só depois desligue o carregador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.