Denunciar Bolsa Família: número e canais para denúncia anônima

O Bolsa Família, considerado o maior programa de transferência de renda do Governo Federal brasileiro, abrange atualmente mais de 21 milhões de famílias. O objetivo primordial do benefício é prestar assistência às famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Porém, recentemente surgiram denúncias de que esse recurso não estaria sendo utilizado apenas para o sustento dessas famílias.

Em Salvador (BA), uma denúncia anônima feita ao jornal Tribuna da Bahia levantou suspeitas de que o dinheiro do programa estaria sendo usado para comprar ingressos de shows, além de itens como bebidas alcoólicas, cigarros e produtos eletrônicos. A funcionária de um shopping center da cidade, que preferiu não se identificar, estima que cerca de 90% dos ingressos para um evento chamado “10 horas de arrocha”, vendido em agosto, foram pagos com o cartão do Bolsa Família.

Ao receber a denúncia, a equipe do jornal decidiu investigar e visitou três estabelecimentos onde são vendidos ingressos para eventos. Todos confirmaram que aceitam o cartão do Bolsa Família como forma de pagamento. Isso levou a questionamentos sobre como o dinheiro destinado a ajudar famílias em situação de extrema pobreza estava sendo utilizado.

Como denunciar anonimamente uso indevido do Bolsa Família?

Todas as denúncias de irregularidades no uso do Bolsa Família podem ser feitas anonimamente por meio do portal Fala.BR, mantido pela Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e pelo Portal da Transparência, gerenciado pela Controladoria-Geral da União, é possível consultar diversos benefícios sociais, inclusive o Bolsa Família. Existe também o Disque Social 121, o canal para solicitação de informações e esclarecimento de dúvidas sobre as ações, programas e sistemas do MDS.

Com milhares de brasileiros aguardando na fila para se tornarem beneficiários desse programa, a revelação de que alguns utilizam o dinheiro dessa forma pode causar indignação. Isso porque, em tese, fazem parte do Bolsa Família núcleos familiares com renda de até R$ 218 mensais por pessoa, considerada a faixa de extrema pobreza.

É essencial que as famílias que participam do programa mantenham suas informações atualizadas no Cadastro Único (Cadúnico). Dessa forma, serão evitadas situações em que o auxílio concedido pelo Governo seja usado de maneira inapropriada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.