WhatsApp do Bolsa Família: alerta e canais oficiais do Governo

A segurança na Internet tornou-se um tópico significativo nos últimos anos com a expansão do uso da tecnologia na vida cotidiana. A disseminação contínua de novas formas de golpes digitais tem afetado diretamente diversas famílias brasileiras. Recentemente, esses criminosos golpearam especificamente os beneficiários do programa Bolsa Família.

Os golpistas digitais utilizam uma variedade de táticas para iludir seus alvos. As mais comuns incluem o envio de mensagens falsas via WhatsApp, SMS ou e-mail. Essas mensagens normalmente requintadas, levam a vítima a acreditar que precisam clicar num link específico para desbloquear seu benefício do Bolsa Família ou ganhar acesso a um valor adicional.

Como os golpes são executados?

Este tipo de golpe é conhecido como “Phishing“. Os criminosos imitam instituições confiáveis e persuadem suas vítimas a fornecer informações pessoais ou bancárias. Em alguns casos, esses golpistas até solicitam um pagamento para liberar o suposto benefício adicional. As consequências de tais atividades são catastróficas – em muitos casos, as vítimas têm suas contas bancárias esvaziadas e créditos esgotados.

Devido à recente “Operação Pente Fino” do governo, em que milhões de benefícios estão sendo cortados do programa Bolsa Família, muitas destas vítimas, com medo de perderem seus benefícios, acabam caindo nesses golpes.

Lembrando que não existe nenhum número de WhatsApp disponibilizado pelo Governo Federal para tratar de assuntos do Bolsa Família, então todo tipo de mensagem recebida sobre o programa não deve ser respondida. 

Como se proteger desses golpes?

Existem inúmeras maneiras de se proteger desses tipos de ataques. As recomendações mais comuns são: jamais abrir links desconhecidos ou suspeitos enviados por mensagens ou e-mails, nunca fornecer dados pessoais ou bancários através de formulários em sites questionáveis. Em caso de dúvida, entrar em contato com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Ministério da Cidadania através do número 121 ou a Central da Caixa Econômica pelo número 111.

Para se manter seguro na era digital, é preciso estar sempre atento e informado. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado, as tentativas de golpes digitais só aumentam, e os cibercriminosos não estão poupando nem mesmo os mais vulneráveis, como os beneficiários do Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.