13° salário do INSS começa a ser pago em abril: confira o calendário

O pagamento do décimo terceiro salário é um momento muito aguardado por milhões de brasileiros, especialmente aqueles que dependem da Previdência Social para garantir sua subsistência. Em abril de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento da primeira parcela desse abono anual, proporcionando um alívio financeiro para cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.

Veja mais: Mutirão Do INSS: Saiba Como Garantir O BPC Ainda Esta Semana

A antecipação desse benefício pelo governo federal visa não apenas atender às necessidades imediatas dos beneficiários, mas também estimular a economia nacional. Estima-se que essa antecipação represente um valor de aproximadamente R$ 62,6 bilhões, contribuindo assim para dinamizar diversos setores econômicos.

É importante ressaltar que o décimo terceiro do INSS é destinado a segurados e dependentes da Previdência Social que, ao longo do ano anterior, tenham recebido diversos tipos de benefícios, tais como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Calendário de pagamentos

O calendário de pagamentos do décimo terceiro salário do INSS é organizado de maneira a atender a diferentes grupos de beneficiários, considerando tanto o valor do benefício quanto o número final do mesmo.

Calendário do 13º salário do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo

Número final do benefício1ª parcela2ª parcela
124 de abril24 de maio
225 de abril27 de maio
326 de abril28 de maio
429 de abril29 de maio
530 de abril31 de maio
62 de maio3 de junho
73 de maio4 de junho
84 de maio5 de junho
95 de maio6 de junho
08 de maio7 de junho

Calendário do 13º salário do INSS 2024 para quem recebe acima do piso nacional

Número final do benefício1ª parcela2ª parcela
1 e 62 de maio3 de junho
2 e 73 de maio4 de junho
3 e 84 de maio5 de junho
4 e 95 de maio6 de junho
5 e 08 de maio7 de junho

A antecipação do décimo terceiro salário do INSS em 2024 segue uma prática já adotada nos anos anteriores, demonstrando o compromisso do governo em proporcionar segurança e previsibilidade para os beneficiários da Previdência Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.