Banco mais antigo do mundo fica na Itália: saiba qual é

Fundado na serena Siena em 1472, o conhecido e icônico Monte dei Paschi (MPS), o banco mais antigo do mundo. Atingindo sua forma atual em 1624, o banco tem um lugar firmemente estabelecido na economia italiana, servindo como o quinto maior banco comercial de varejo no país. Conta com aproximadamente 1800 agências, 28 mil empregados e 4,5 milhões de clientes só na Itália, além de agências e negócios no exterior.

Esse veterano sobreviveu mais de meio milênio, mas, com diversos problemas financeiros, seu destino deve ser a venda para o concorrente Unicred. A crise do Monte dei Paschi começou por volta de 2007, quando o banco decidiu adquirir um concorrente a fim de se tornar o terceiro maior banco da Itália.

Desde então, a instituição financeira vem lidando com problemas financeiros significativos, agravados pela crise econômica internacional. Uma série de rodadas de capitalização ocorreu ao longo dos anos, cercadas por investigações de fraudes e até mesmo a morte misteriosa de um funcionário.

No mês passado, o Banco Central Europeu realizou o chamado teste de estresse em todas as instituições financeiras do bloco. Essa avaliação busca medir a solidez dos bancos e evitar um efeito dominó financeiro – já que os bancos têm relações de crédito entre si. Infelizmente para o Monte dei Paschi, ele apresentou o pior desempenho entre todas as instituições.

O papel do banco MPS na economia italiana

Em meio aos seus desafios e sucessos, o Banco MPS tem mantido um papel ativo na economia italiana, assim como na Europa. Um exemplo disso foi em 2007, quando o banco adquiriu a Banca Antonveneta do Grupo Santander, posicionando-se ainda mais fortemente no mercado. No entanto, o banco tem enfrentado dificuldades financeiras, com suas ações sendo suspensas em 2014 após terem caído cerca de 20%.

Nos resultados dos testes de stress conduzidos pelo Banco Central Europeu, a instituição apresentou a necessidade de um aporte financeiro para suportar um cenário de adversidade financeira extrema. Entre 2009 e 2014, o banco requisitou mais de 4 bilhões de euros do Estado italiano.

Existe solução para a situação do Monte dei Paschi?

Daniele Franco, ministro da Economia da Itália, disse que o banco precisaria de mais de 2,5 bilhões de euros para evitar a falência. A venda parece ser a única solução. Apesar do apelo popular que a marca do banco possui em Siena, a existência do Monte dei Paschi, como o conhecemos, parece estar com os dias contados.

Curiosamente, o Monte dei Paschi, mesmo com sua longa existência, não é o primeiro banco da história. Esse posto é do Banco di San Giorgio, lançado em Gênova em 1406. Já o posto de banco mais antigo do mundo, caso o fim anunciado do Monte dei Paschi se confirme, deverá ser ocupado pelo Berenberg Bank, fundado mais de um século depois em Hamburgo, na Alemanha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.