Bolsa Família confirma antecipação em junho: posso sacar HOJE (1°)?

Com o fim dos repasses da parcela do Bolsa Família de Maio pela Caixa nesta semana, os beneficiários já estão de olho no próximo pagamento de Junho. Neste mês, muitas cidades do país terão o pagamento unificado, uma medida que se repete em virtude dos decretos de emergência e calamidade que têm duração de dois meses, antecipando o pagamento para essas pessoas.

A parcela média do Bolsa Família em maio foi de R$ 682,31 para 20,81 milhões de famílias. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de um milhão de beneficiários receberam o benefício antecipado. Um destaque foi o Rio Grande do Sul, onde todas as 497 cidades do estado tiveram o benefício antecipado, e este cenário se repetirá agora em junho.

Antecipação da parcela de Junho

A consulta do valor da parcela de Junho será liberada já a partir do dia 5, sendo fundamental que os beneficiários fiquem atentos para evitar surpresas desagradáveis, como o bloqueio ou suspensão do benefício.

No mês passado, o governo cortou mais de 200 mil pessoas do Cadastro Único, requisito para receber o benefício, e mais de 500 mil pessoas precisaram atualizar seus dados para não perder a ajuda mensal. Essa atualização foi liberada somente no Rio Grande do Sul, em decorrência do estado de calamidade.

Pagamento antecipado

Mais uma vez, moradores de todos os municípios do Rio Grande do Sul terão a parcela antecipada em Junho, programada para segunda-feira, dia 17. Além disso, outras cidades de estados como Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Amazonas, Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba também receberão antecipadamente.

O valor médio do Bolsa Família de Junho deve se manter em torno de R$ 680,00. No entanto, neste mês será incluído o pagamento do adicional do Auxílio Gás, beneficiando mais de 5 milhões de famílias. No Rio Grande do Sul, o Vale-Gás foi antecipado para Maio em virtude da calamidade pública.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda confirmará os municípios que terão o pagamento unificado poucos dias antes do calendário começar. Porém, já se tem conhecimento das cidades que emitiram decretos de emergência e terão os pagamentos unificados. Até o momento, 531 municípios do estado do Rio Grande do Sul terão pagamentos unificados.

Consulta e recebimento

A consulta atualizada ao valor do Bolsa Família de Junho abre no dia 5 e pode ser realizada pelo aplicativo do programa, no Caixa Tem e no Portal Cidadão Caixa. Também é possível verificar a situação do benefício (liberado, bloqueado ou cancelado) por meio desses canais. Algumas famílias também têm utilizado a Ouvidoria do MDS para verificar se estão aptas a receber o benefício.

Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia, até as 9h da manhã, proporcionando assim um acesso rápido e eficiente aos recursos.

Calendário

  • NIS final 1: 17 de maio
  • NIS final 2: 20 de maio
  • NIS final 3: 21 de maio
  • NIS final 4: 22 de maio
  • NIS final 5: 23 de maio
  • NIS final 6: 24 de maio
  • NIS final 7: 27 de maio
  • NIS final 8: 28 de maio
  • NIS final 9: 29 de maio
  • NIS final 0: 31 de maio
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.