Eleições nos EUA: entenda como funciona, candidatos e mais

O cenário político nos Estados Unidos está se delineando para as eleições presidenciais de 2024 com movimentos importantes dentro do Partido Republicano. Fatos recentes apontam para uma provável nomeação do ex-presidente Donald Trump como candidato presidencial, colocando-o como potencial concorrente do atual presidente Joe Biden, representante do Partido Democrata.

O processo eleitoral estadunidense é complexo e passa por várias fases antes de chegar ao momento de definir oficialmente os candidatos que disputarão a presidência. Este período, repleto de primárias e caucus, teve início no dia 15 de janeiro, no estado do Iowa, marcando o começo de um extenso calendário eleitoral que se estende por quase meio ano.

O que são as eleições primárias e os caucus?

As eleições primárias são um importante momento do processo eleitoral americano, quando os eleitores de um partido votam em seu candidato preferido para representá-los na eleição geral. No ano corrente, 45 dos 50 estados dos EUA realizarão primárias. Cada estado, junto a seu respectivo partido, estabelece regras específicas que podem incluir quem está apto a votar.

Por outro lado, os caucus são encontros locais onde membros de um partido político se reúnem para discutir e votar em seu candidato favorito. Diferente das primárias, os caucus podem durar várias horas e, em algumas ocasiões, a votação é realizada abertamente, com levantamento de mãos. Atualmente, apenas cinco estados, incluindo Iowa, Dakota do Norte e Montana, mantêm este método de escolha.

2024 01 03T185910Z 141576955 RC2FA5AHWLTQ RTRMADP 3 USA ELECTION DESANTIS 1024x683 1
Público ouve o candidato presidencial republicano, o governador da Flórida, Ron DeSantis, discursar durante um evento de campanha em Waukee, Iowa, EUA, em 3 de janeiro de 2024. Foto: REUTERS/Cheney Orr

Qual é o papel dos delegados nas eleições americanas?

Nas eleições dos EUA, os candidatos não são escolhidos diretamente pelo voto popular nas primárias e nos caucus. Em vez disso, são os delegados eleitos nestes eventos que têm a responsabilidade de nomear os candidatos nas convenções nacionais de cada partido. O número de delegados que um estado pode enviar é proporcional à sua população, sendo Califórnia, Texas e Flórida os que possuem maior representatividade.

Quando os candidatos serão oficialmente definidos em 2024?

Embora as últimas primárias estejam agendadas para 4 de junho, os candidatos à presidência só serão oficialmente nomeados durante as convenções partidárias. A Convenção Nacional Republicana está programada para ocorrer de 15 a 18 de julho em Milwaukee, enquanto a Convenção Nacional Democrata acontecerá entre 19 e 22 de agosto, em Chicago. 

A desistência de Nikki Haley da disputa interna do Partido Republicano aclara o caminho de Trump rumo à candidatura presidencial, destacando sua posição como candidato provável pelo partido.

O que são primárias abertas e fechadas?

Um aspecto crucial do sistema eleitoral americano são as primárias abertas e fechadas. Nas primárias abertas, eleitores registrados têm a liberdade de votar em qualquer pré-candidato, independentemente de sua filiação partidária. 

Já nas primárias fechadas, o eleitor só pode votar dentro do partido a que é filiado. Essa diferenciação influencia diretamente a dinâmica eleitoral e a estratégia dos candidatos em busca de apoio entre o eleitorado.

A janela para a oficialização da candidatura de Donald Trump está se fechando rapidamente, visto que ele já acumulou 995 delegados e precisa de apenas mais 220 para garantir sua nomeação pelo Partido Republicano. Resta agora aguardar as convenções partidárias para a confirmação oficial dos candidatos que disputarão a presidência dos Estados Unidos deste ano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.