Estes aparelhos consomem toda a energia de sua casa e pesam a conta de luz

À medida que os preços da energia continuam a subir, muitos consumidores estão cada vez mais atentos ao que está aumentando suas contas de eletricidade. Em busca de economia, adotam práticas simples como apagar as luzes ao sair de um ambiente e ajustar outros hábitos.

Leia também: Usa Air Fryer Ou Fogão Elétrico? Você Pode Ter Um Super Desconto Na Conta De Luz

No entanto, uma parte do consumo de energia está sendo despercebida por muitos: aparelhos eletrônicos que continuam a consumir energia mesmo quando aparentemente desligados.

Corrente Vampírica

Este fenômeno ocorre quando aparelhos eletrônicos permanecem consumindo energia mesmo quando estão desligados ou em modo de espera. A Agência Internacional de Energia estima que, em média, esses dispositivos consomem 1,6 kWh por dia, o que representa entre 5% e 10% do consumo total de energia.

Essa corrente vampírica é responsável por um aumento na conta de luz, que muitos consumidores não percebem.

Os três principais aparelhos que mais consomem energia

Um estudo do laboratório Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia dos EUA, revelou quais são os três aparelhos que mais contribuem para o consumo de energia, mesmo quando não estão em uso ativo:

  1. Decodificadores de TV via satélite ou cabo
    • Consumo: Os decodificadores apresentam diferentes níveis de consumo, sendo que a função de gravação é a que mais demanda energia.
    • Impacto: Esses dispositivos continuam a consumir energia para manter a programação gravada e os serviços de guia, mesmo quando não estão em uso.
  2. Notebooks
    • Consumo: Notebooks conectados à energia, mesmo quando desligados, podem consumir até 8,9 W/h. Em modo de hibernação, esse consumo pode chegar a 15,7 W/h.
    • Impacto: Embora estejam desligados, a necessidade de manter algumas funções básicas e a presença do carregador conectado contribuem para o consumo contínuo de energia.
  3. Computadores
    • Consumo: Computadores em modo de espera consomem até 21,1 W/h.
    • Impacto: Mesmo quando não estão em uso, esses dispositivos consomem energia para manter alguns componentes em funcionamento, como a memória e as portas USB.

Como economizar na conta de luz

Para reduzir o consumo e economizar nas contas de energia, é crucial adotar algumas práticas simples:

  • Desligar e desconectar: Desligar e desconectar dispositivos da tomada quando não estão em uso pode cortar o consumo.
  • Filtros de linha com interruptores: Utilizar filtros de linha com interruptores ajuda a cortar a energia de múltiplos aparelhos de uma só vez.
  • Configurações apropriadas: Ajustar as configurações dos aparelhos para reduzir o consumo no modo de espera é outra medida eficaz.
  • Eficiência energética: Optar por dispositivos com melhor eficiência energética pode fazer uma grande diferença a longo prazo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.