Limite do cartão de crédito: o que é, como funciona e valor ideal

A popularidade do cartão de crédito no Brasil é inegável. Esse instrumento financeiro permite um maior controle de despesas e a possibilidade de parcelamento das compras, facilitando assim, o orçamento mensal. Porém, essa ferramenta não está isenta de dúvidas, principalmente quando o assunto é o limite do cartão de crédito. Como funciona? É mensal ou total? E quando o valor da compra é maior que o limite do cartão? 

O limite do cartão de crédito é um valor máximo que o banco permite que o usuário gaste utilizando esse meio de pagamento. Mas que o influencia no estabelecimento desse limite? Tipicamente, são dois: a comprovação de sua renda e o histórico de pagador. Quem consegue comprovar uma renda maior e tem um histórico de pagamentos em dia pode conseguir um limite maior. Mas vale lembrar, esse limite não deve ser visto como uma extensão da renda mensal, mas sim como uma ferramenta de gestão financeira.

Limite do cartão de crédito: mensal ou total?

Como mencionado, o limite do cartão é o valor total que você pode gastar durante o mês, até a data de fechamento da fatura. Suponha que se tem um cartão com limite de R$ 1.000. Esse é o limite total que se pode gastar por mês. À medida que compras são realizadas, esse valor máximo diminui até que se pague a fatura e as compras parceladas, se houver.

Para quem deseja realizar uma compra, mas o valor é maior que o limite do cartão de crédito, a primeira opção é entrar em contato com o banco e solicitar um aumento temporário do limite. Outra opção é dividir a compra em mais de um cartão de crédito, caso tenha mais de um.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

A solicitação de aumento de limite de cartão de crédito é um processo simples, mas requer uma análise de crédito por parte do banco. Esta análise leva em conta a renda, o histórico de pagamento e o score de crédito. Portanto, para quem deseja aumentar o limite do cartão, é importante manter uma boa relação com o banco e um bom histórico de pagamento.

Com um maior entendimento sobre o funcionamento do limite do cartão de crédito, é possível tornar o uso desse meio de pagamento um aliado no planejamento financeiro, lembrando sempre de utilizar de forma consciente para evitar endividamentos desnecessários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.