Limpe seu nome: negociação de dívidas em bancos vai até amanhã (15)

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma oportunidade para aqueles que se encontram com dívidas em atraso junto a instituições financeiras. Promovido anualmente pelo Banco Central (BC), pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons em todo o país, esse evento visa proporcionar aos cidadãos uma chance de regularizar sua situação financeira e encontrar um caminho para sair do ciclo de individualização.

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É importante ressaltar que o mutirão abrange uma variedade de dívidas, desde cartão de crédito até empréstimos pessoais, mas excluindo aqueles relacionados a bens dados em garantia, dívidas prescritas e contratos com parcelas em dia.

Saiba como participar

Para participar do mutirão, os interessados ​​podem buscar uma renegociação diretamente com as instituições financeiras que possuem títulos, utilizando os canais de atendimento disponíveis, que podem ser encontrados online. Além disso, há a opção de recorrer ao portal Consumidor.gov.br ou aos Procons que aderiram à iniciativa para solicitar uma renegociação.

É recomendado que o desenvolvedor se prepare para a renegociação, consultando suas dívidas em atraso por meio do Registro e buscando orientações sobre planejamento financeiro oferecido pela Febraban. A plataforma Meu Bolso em Dia também é uma ferramenta útil, fornece recursos educacionais e dicas práticas para melhorar a saúde financeira do cidadão.

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira pode não ser a melhor opção para todos os casos

Por exemplo, aqueles que se enquadram nos requisitos da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil podem obter condições mais vantajosas, como descontos no valor total da dívida. Da mesma forma, os superendividados têm direito a uma renegociação com todos os credores, conforme previsto na Lei 14.181/2021.

Portanto, para os superendividados e aqueles que se enquadram nos critérios da Faixa 1 do Desenrola Brasil, é procurar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

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