Mais de 1 milhão de brasileiros tiraram visto para os EUA em 2023; número é recorde

Em um notável marco na história das relações entre Brasil e Estados Unidos, a embaixada americana no Brasil divulgou que mais de 1 milhão de vistos foram concedidos a brasileiros em 2023. Esse aumento é um reflexo do esforço conjunto realizado por Washington para simplificar o processo de solicitação do visto e diminuir os prazos de espera para entrevistas.

Scott Riedman, Ministro Conselheiro Interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA, expressou entusiasmo sobre o aumento na emissão de vistos. Segundo ele, isso não só reflete o fortalecimento dos laços entre os dois países, mas também evidencia o interesse dos brasileiros em buscar oportunidades de turismo e educação nos EUA.

Os dados revelam que foram concedidos 1,125 milhão de vistos,marca que ultrapassa os 815.842 emitidos em 2022. Entre os estados com maior demanda estão São Paulo (517 mil), Rio de Janeiro (230 mil), Brasília (173 mil), Porto Alegre (118 mil) e Recife (87 mil), fato que corrobora com a indicação de pesquisas do Ministério das Relações Exteriores.

Projeto de lei em análise nos EUA

Nos EUA, um projeto de lei que pode beneficiar os solicitantes de green card está em análise. Se aprovado, o projeto eliminará os limites para vistos permanentes concedidos para trabalho e aumentará o número de pedidos para residência permanente por meio de um parente. Esse projeto representa uma porta aberta para aqueles que detêm um visto provisório e estão enfrentando atrasos no processo de obtenção de um visto permanente. O movimento pode desempenhar um papel chave na aceleração do processo para conseguir o documento desejado.

Diplomacia em tempos de mudança

Este anúncio é um sinal positivo para a comunidade brasileira que visa explorar oportunidades nos EUA, seja para turismo, estudos ou trabalho. O esforço do corpo diplomático americano no Brasil, assim como a perspectiva de mudanças legislativas favoráveis nos EUA, pintam um quadro animador para futuros requerentes de vistos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.