Meu INSS não abre? Saiba o que fazer (atualizado 2024)

Nos últimos tempos, muitos usuários enfrentaram dificuldades ao acessar a plataforma Meu INSS. A instabilidade no sistema, que está regulamentada ao gov.br, tem causado sérios problemas na concessão e análise de benefícios, além de dificultar agendamentos e consultas.

Se você também está passando por isso, confira as informações abaixo para entender melhor a situação e como proceder.

O que está acontecendo?

Recentemente, o sistema Meu INSS ficou fora do ar devido a problemas técnicos que afetaram toda a plataforma do gov.br. Isso não apenas impede o acesso ao Meu INSS, mas também a outros serviços do Governo Federal, como a Receita Federal, Conecte SUS e Carteira de Trabalho Digital. Essa situação impacta diversas operações, incluindo:

  • Solicitações de aposentadoria: Impossibilidade de entrada em novos pedidos.
  • Empresários consignados: Dificuldades na contratação e no acompanhamento de processos.
  • Atualização de dados: Limitação na capacidade de alteração de informações cadastrais.

Serviços afetados pela instabilidade

Durante a instabilidade do sistema Meu INSS, diversos serviços ficaram comprometidos, incluindo:

  • Agendamentos de perícia médica: Dificuldade em marcar consultas possíveis para a concessão de benefícios.
  • Consultas de agendamentos já feitos: Impossibilidade de verificar status de compromissos previamente agendados.
  • Emissão de relatórios de rendimento: Prejuízo na preparação para a declaração do Imposto de Renda.

Erros mais comuns e principais causas

Quando o Meu INSS está fora do ar, alguns erros frequentes podem ocorrer. Aqui estão as causas mais comuns e suas possíveis:

  • INSS fora do ar: Indica que o sistema está em manutenção ou com instabilidade temporária.
  • Consulta de margem: A indisponibilidade pode ser resultado de atualizações no sistema.
  • Crédito não devolvido: Pode ocorrer uma mensagem de que o benefício foi pago, mesmo sem o valor na conta. Para resolver, acesse “Novo pedido” e siga as instruções.
  • Erro no carregamento da página: Problemas técnicos que podem resultar na falha no acesso a determinados serviços.
  • Erro ao buscar dados: Acontece quando o sistema não consegue localizar as informações do usuário.
  • Cadastro bloqueado: Resultado de várias tentativas de acesso ou tentativas de acesso indevido.

Caso você encontre algum desses erros, recomendamos:

  1. Feche o aplicativo e reabri-lo após alguns minutos.
  2. Aguardar o restabelecimento do sistema , que pode levar algumas horas por dia.

O que fazer quando Meu INSS estiver fora do ar?

A primeira medida é verificar sua conexão de internet. Problemas de acesso podem ser causados ​​por falhas em sua rede, então faça um teste para garantir que tudo está funcionando corretamente.

Se você está utilizando a versão mais recente do aplicativo Meu INSS. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e faça a atualização, se necessário.

Se o problema ocorrer em períodos de alta demanda, como no dia do pagamento de benefícios, é melhor aguardar um pouco antes de tentar acessar novamente.

Como ser atendido enquanto o site e app não voltam?

Você pode entrar em contato pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Os operadores estão prontos para ajudar com suas dúvidas.

Outra alternativa é comparecer a uma unidade do INSS mais próxima. Nesse caso, prepare-se para passar por uma triagem na entrada da agência.

O que fazer em caso de prazos não cumpridos?

Se a instabilidade do sistema impedir que você cumpra os prazos exigidos pelo INSS, saiba que a Portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, prevê a prorrogação dos prazos para 24 horas após a data agendada.

Contudo, é importante registrar qualquer indisponibilidade por meio de fotos ou prints da tela e fazer uma consulta na Ouvidoria do gov.br.

Guarde o número de protocolo de consentimento, pois isso pode ser útil no futuro. Além disso, você pode tentar abrir um pedido pelo telefone 135 para garantir que seu pedido não seja perdido.

Assista ao vídeo para um melhor entendimento

Fique atento às atualizações e busque sempre as melhores soluções para os problemas enfrentados.

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