Nome sujo, negativado, nome no Serasa: o que significam esses termos?

Você já ouviu alguém se referir a si mesma como “negativado”, com o “nome sujo” ou com o “nome no Serasa” e se perguntou o que isso significa? Essas expressões estão relacionadas à situação financeira de uma pessoa e são termos bastante conhecidos no universo de finanças pessoais. Entender o que significa estar negativado e como é possível sair dessa situação é o primeiro passo para organizar as contas e alcançar tranquilidade financeira. 

No linguajar financeiro, estar negativado é ter o que popularmente se chama de “nome sujo”. Isso acontece quando temos um débito atrasado no nosso nome e CPF é inserido nos registros de um dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. 

Se você acha que para ter o nome negativado precisa estar com atraso de meses no pagamento de uma conta, está enganado. Na verdade, com apenas um dia de atraso no pagamento do boleto, a empresa já pode comunicar aos órgãos de proteção ao crédito.

Como saber se estou negativado?

Quando você atrasa um pagamento, seu nome é listado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. A consulta do status do seu nome pode ser feita gratuitamente nos sites desses órgãos, após fazer um cadastro com algumas informações. Assim, você consegue verificar sua situação na hora. Para consultar o seu nome no site do SPC, é preciso pagar uma taxa, mas o resultado é bem completo.

Quais as consequências de estar negativado?

A principal consequência de estar negativado é a dificuldade para obter crédito. Isso significa que não será fácil conseguir empréstimos ou financiamentos (de imóvel ou veículo), além de ter dificuldade em abrir uma conta corrente ou ter um cartão de crédito aprovado. Além disso, com nome sujo, você não tem acesso a nenhum tipo de crédito até quitar sua dívida e limpar seu nome.

Mas não se desespere! Estar negativado não é o fim do mundo. Organizar a vida financeira e quitar os débitos pode demorar um pouco, mas é possível. A educação financeira é fundamental para que possamos lidar com imprevistos e planejar o futuro. Para isso, é importante ser organizado, controlar as compras impulsivas, ter controle do cartão de crédito e entender a importância da educação financeira.

Como sair da negativação?

Para sair da negativação, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da sua situação financeira. Para isso, você pode criar uma tabela ou registro de tudo o que você ganha e gasta durante o mês. Com essa visão mais clara, será mais fácil identificar os problemas e planejar ações para resolvê-los.

Além disso, tenha um controle maior sobre suas contas para evitar atrasos e prepare-se para imprevistos financeiros. Lembre-se de evitar compras impulsivas e de controlar o uso do cartão de crédito. Ter consciência das suas necessidades e capacidade financeira é um passo fundamental para conquistar a independência financeira e garantir a qualidade de vida.

Ao longo do caminho de educação financeira, você vai encontrar muitas outras dicas e orientações que poderão te ajudar. Lembre-se: a conquista da saúde financeira está ao seu alcance, mas exige dedicação e comprometimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.