Novo título do Tesouro Nacional promete ajudar nos estudos dos filhos

O planejamento financeiro é crucial para garantir um bom futuro para os seus filhos, sobretudo quando o assunto é educação. Entram nessa conta gastos como mensalidade, livros, alimentação, acomodações, entre outros. Saber como organizar todos esses aspectos pode ser um desafio, mas o Tesouro Direto tem a solução: o Educa+.

O Educa+ é um título do Tesouro Direto, lançado em agosto deste ano, desenvolvido para apoiar os pais no planejamento da formação universitária dos seus filhos. Com funcionamento simples e rentável, basta investir no título durante o período de acumulação. Após o período estabelecido, o investidor começa a receber mensalmente o retorno do seu investimento por cinco anos.

O que é e como funciona o Tesouro Educa+?

Basicamente, o Tesouro Educa+ é um título público que possibilita aos pais e responsáveis a aplicação de um valor mensal para que, futuramente, possam ter uma renda para custear a educação dos jovens. Em termos práticos, funciona como uma poupança voltada para a educação, onde os recursos acumulados podem ser utilizados para pagar as parcelas de uma graduação, custear um intercâmbio ou até mesmo para despesas como moradia e material escolar.

O título foi idealizado a partir da pesquisa dos economistas Robert C. Merton – vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1997 – e Arun Muralidhar. O funcionamento do Tesouro Educa+ também tem como base os mesmos conceitos do Tesouro RendA+, lançado em janeiro deste ano. É válido ressaltar que enquanto o RendA+ tem foco na acumulação de recursos para a aposentadoria, o Educa+ foi criado especificamente para objetivos educacionais.

Quais as fases de investimento no Tesouro Educa+?

O processo de investimento no Tesouro Educa+ é dividido em duas fases: o período de acumulação e o período de conversão. Durante o período de acumulação, o investidor faz aportes mensais escolhendo um título até a data de vencimento. Já no período de conversão, inicia-se o recebimento do dinheiro investido adicionado de juros e corrigido pela inflação.

Qual é a rentabilidade do Tesouro Educa+?

A rentabilidade do Tesouro Educa+ é formada por uma taxa prefixada juntamente com a variação da inflação medida pelo IPCA (Índice de preços ao consumidor). Assim, mesmo com altas da inflação, a rentabilidade do título será sempre superior. Isso oferece maior segurança para o investidor, que tem a garantia de retorno do dinheiro aplicado com um valor agregado.

Como escolher o melhor título do Tesouro Educa+?

A escolha do melhor título do Tesouro Educa+ deve ser feita de acordo com as metas e necessidades de cada investidor. Para facilitar esse processo, o Tesouro Nacional oferece um simulador que indica as melhores opções de títulos, de acordo com a idade atual do filho, a idade que ele iniciará a universidade, a renda pretendida para educação e o investimento inicial a ser realizado.

De modo geral, o Tesouro Educa+ consiste em uma excelente opção para as famílias que buscam um investimento seguro e rentável para a educação dos filhos. Trata-se de um título público com ótimas possibilidades de rendimento, que ajuda a planejar o futuro dos jovens de forma planejada e segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.