“PIX em processamento”: saiba por quê isso acontece no seu banco

Se você usa regularmente o sistema de transações instantâneas do Banco Central, o Pix, já deve ter se deparado com a mensagem de “Pix em processamento”. Ao contrário do que estamos acostumados com o Pix, que promete transações quase que instantâneas, essa mensagem indica que a transação não foi concluída. Mas por que isso acontece? 

Compreender o funcionamento do Pix e as possíveis razões para esse erro pode ajudá-lo a corrigir a situação rapidamente. Nesta matéria, explicaremos as quatro principais causas desse erro e como contorná-las.

Por que o Pix fica em processamento?

A mensagem “Pix em processamento” é exibida quando a transação não é concluída dentro do prazo de 10 segundos estipulados pelo Banco Central, o que significa que o valor ainda não foi transferido para o destinatário. Em termos simples, essa falha ocorre quando há algum problema que impede a conclusão da operação. 

Existem quatro possíveis problemas que causam essa situação: problemas com sua conexão de internet; falhas no aplicativo ou na estrutura da instituição financeira; erros no sistema do Banco Central ou erro ao digitar uma chave Pix.

Como resolver esse problema?

Se o aplicativo exibir a mensagem de processamento ao tentar realizar uma transação via Pix, existem cinco passos que podem ser tomados para corrigir o problema: 

  • 1. Revise os dados: Verifique se você digitou corretamente a chave e outros detalhes da transação. 
  • 2. Identifique o problema: Certifique-se de que sua conexão com a Internet está estável e que seu aplicativo bancário esteja funcionando corretamente. 
  • 3. Reinicie seu dispositivo: Às vezes, seu smartphone pode estar processando muitas operações ou aplicativos simultaneamente, sobrecarregando o sistema. Reiniciar o aparelho pode resolver o problema. 
  • 4. Entre em contato com o seu banco: Se nenhuma dessas soluções funcionar, é aconselhável entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco para obter assistência. 
  • 5. Aguarde alguns minutos: As instabilidades podem ser temporárias e se resolverem sozinhas. Portanto, se possível, aguarde um pouco e tente novamente mais tarde.

É possível cancelar um Pix em processamento?

Depois de confirmar uma transação Pix, não é possível cancelá-la se ela estiver em processamento. No entanto, é aconselhável entrar em contato com a sua instituição bancária caso a operação permaneça em processamento por um longo período. Sabendo disso, é possível lidar com erros durante a realização de transações via Pix de maneira mais eficiente e segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.