Quando o Itaú foi fundado: história do maior banco privado do Brasil

Em novembro de 2008 foi criado o Itaú Unibanco, por meio da fusão entre o Unibanco e o Banco Itaú, resultando em um dos maiores bancos privados do Brasil, com presença no ranking do maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. Sua sede fica em São Paulo capital, oferecendo diversos serviços bancários e atuando em variados mercados para atendimento a um amplo conjunto de clientes.

Sua origem aconteceu em 1924, em Poços de Caldas (MG), quando Walther Moreira Salles fundou o Unibanco, nome vindo de União de Bancos Brasileiros. Já o Banco Itaú teve suas raízes no ano de 1943, quando Alfredo Egydio de Souza Aranha consolidou o Banco Central de Crédito S. A. Um ano mais tarde, em 1944, o governo autorizou a realização de operações bancárias. 

Em 1945, aconteceu a inauguração da primeira agência do Banco Itaú em São Paulo, seguida por outras duas agências naquele mesmo ano. No final da década de 1940, a empresa já contava com 11 agências em total, sendo 3 na capital paulista e 8 no interior do estado. Em 1964, houve uma fusão com o Banco Central de Crédito S. A (agora chamado Banco Federal de Crédito) e a instituição passou a ser denominada Banco Federal Itaú S. A. 

O Itaú é uma das maiores empresas do mundo?

Devido ao crescimento intenso no mercado financeiro, o Itaú se consagrou como a 30ª maior empresa do mundo em 2012, conforme levantamento da Economatica. O banco continuou a expandir seu alcance para a América do Sul ao adquirir o banco CorpBanca, dando origem ao Itaú CorpBanca. Isso possibilitou a entrada da empresa brasileira no mercado de varejo financeiro da Colômbia.

Ainda segundo dados da Economatica, em julho de 2019, o valor de mercado do Itaú era superior a 92 bilhões de dólares. Com dados atualizados até o segundo semestre de 2022 (2T22), as receitas provenientes de seguros e da prestação de serviços somaram R$ 12,2 bilhões — uma alta de 11,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparativo com o primeiro trimestre de 2022 (1T22), o crescimento registrado foi de 5,8%.

Na bolsa de valores (B3), ações do Itaú são cotadas sob os tickers ITUB4 (preferenciais) e ITUB3 (ordinárias). Além disso, o banco também possui presença no mercado fracionado, com os tickers ITUB3F e ITUB4F.

Em 2023, os serviços do Itaú são utilizados por mais de 55 milhões de clientes. A empresa se mostra como um dos grandes players do mercado, contando com 96 mil colaboradores e 12 milhões de correntistas. No Brasil e no exterior, a organização conta com mais de 5 mil agências, além de 26 mil pontos de atendimento e caixas eletrônicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.